Carta à Presidência da República

Postado em 01/06/2023

Em agosto de 2004, o Congresso DST/Aids, no Recife, PE, reuniu mais de 4.400 participantes. Até onde sabemos, foi o maior congresso na área de DST/IST realizado nas Américas.

Na Solenidade de Abertura, um documento assinado pelo Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, foi entregue pelo Ministro da Saúde, Dr. Humberto Costa, ao fundador da Sociedade Brasileira de DST (SBDST), Dr. Mauro Romero Leal Passos, o governo se comprometia com a causa das DST, especialmente sífilis congênita. (Leia o documento).

Em outubro de 2023 será realizado mais um Congresso da SBDST, em Florianópolis (https://www.dstaids2023.com.br/home.asp).

Os números de casos de sífilis congênita (SC) e de óbitos por SC, mais do que uma vergonha, revelam grande negligência e má qualidade do pré-natal.

Esperamos virar a página desse problema, e, partir com toda ênfase para eliminar a SC (0,5 casos de sífilis para cada 1.000 nascidos vivos) na maioria das cidades brasileiras, em especial nas capitais de estados. Sim, é possível vencer esse jogo. Sim, é possível eliminar a sífilis congênita.