O Centro de Referência em DST/Aids vai começar a aplicar o novo teste rápido de Aids realizado por fluido. A previsão é de que o serviço seja oferecido dentro de um mês. O teste é o mais novo procedimento adotado pelo Ministério da Saúde na luta contra o vírus HIV. Nesse novo método, será possível realizar o exame sem precisar coletar sangue do paciente e o resultado sai em até 30 minutos.
O fluido do teste oral é extraído da gengiva e do começo da mucosa da bochecha, com auxílio de uma haste coletora. Quando surge uma linha vermelha, o resultado é negativo. Caso apareçam duas linhas vermelhas, naquela amostra há anticorpos anti-HIV, ou seja, o teste é positivo.
Como pré-requisito é necessário que a pessoa evite ingerir alimentos ou bebidas, não fume ou inale qualquer substância, não escove os dentes e nem use antisséptico bucal 30 minutos antes da coleta. Também é preciso retirar o batom e evitar qualquer atividade oral que deixe resíduo.
De acordo com a referência técnica em DST/Aids, Gabriela Malacarne Andrade, por enquanto, o teste de fluido oral é um teste de confirmação, pois, primeiro, é realizado o teste rápido – que é preciso furar o dedo. Caso o teste rápido dê positivo, é realizado o de fluido oral.
Ela destacou a importância da prevenção e do cuidado com a saúde. “Nosso trabalho acontece durante o ano inteiro e o Centro de Referência em DST/Aids recebe a todos”, destacou. Para isso, o Centro possui uma equipe multidisciplinar formada por: enfermeiro, nutricionista, assistente social, psicólogo, farmacêutico, dentista, urologista, ginecologista , clínico geral e fisioterapeuta.