Departamento colabora na formação de agentes indígenas de saúde

Postado em 16/03/2015
O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais colaborou no módulo das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) do Curso de Formação Técnica de Agentes Comunitários Indígenas de Saúde (ACIS), em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas.
As técnicas do DDAHV Francisca Lidiane Sampaio Freitas e Maria Vitória Ramos Gonçalves fizeram uma apresentação, entre os dias 2 e 6 deste mês, sobre as IST, realizaram dinâmicas da cadeia de transmissão das IST/HIV/Aids e sobre o uso do preservativo masculino e feminino. Foram apresentados os filmes “O auto da camisinha” e “Anjos da Asa Quebrada”,  seguidos de debates, para duas turmas do curso.
O curso de formação, além de aids e IST´s, também aborda  outros temas: Saúde da Mulher, Imunização, Hanseníase, Tuberculose e Malária, por exemplo. Com previsão de término em abril deste ano, a formação atenderá 150 ACIS dos municípios de Barcelos, Santa Isabel do Rio negro e São Gabriel da Cachoeira.
A iniciativa partiu do Movimento Indígena e foi desenvolvida pelo Instituto Leônidas e Maria Deane/Fiocruz Amazônia, em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, o Distrito Sanitário Especial Indígena do Alto Rio Negro/SESAI/MS, Prefeitura Municipal de Saúde de São Gabriel da Cachoeira e Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro.
As representantes do departamento também se reuniram com agentes da Secretaria Municipal de Saúde de São Gabriel da Cachoeira. Participaram representantes da Coordenação Municipal de DST/Aids, Saúde da Mulher, Atenção Básica, Assistência e Vigilância Epidemiológica, a fim de implementar as ações trabalhadas no curso de formação dos ACIS.