DST/Aids promove ações de prevenção em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis

Postado em 27/10/2014
A Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promove nos dias 6 e 7 de novembro, uma campanha alusiva ao Dia Nacional de Combate à Sífilis, comemorado em 20 de outubro. O evento ocorrerá em parceria com a Escola Gabriel de Almeida Café e o Centro de Testagem e Aconselhamento do Estado (CTA).
 
No dia 6, haverá palestra educativa no Centro de Difusão Cultural João Batista de Azevedo Picanço, pela manhã e à tarde. A ação será voltada para alunos da Escola Professor Gabriel de Almeida Café. No dia seguinte, pela manhã, a programação prossegue com a oferta de testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites B e C na referida escola para toda a comunidade.
 
O objetivo da campanha é alertar sobre a sífilis, as formas de prevenção e conscientizar a população sobre a importância da realização do teste rápido para diagnosticar precocemente a doença. Todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar o teste para diagnosticar o vírus, principalmente as gestantes, pois a sífilis congênita pode causar aborto, má formação do feto e/ou morte ao nascer. O teste deve ser feito na primeira consulta do pré-natal, no 3º trimestre da gestação e no momento do parto.
 
Segundo a coordenadora do DST/Aids, Silvia Maués, para prevenir a doença é simples. “Fazer uso da camisinha em todas as relações sexuais e o pré-natal correto durante o período de gestação”, diz. “Estamos orientando a população dos riscos que a doença traz, principalmente em sua forma congênita, onde é passado da mãe para o filho. As pessoas precisam saber que o tratamento é gratuito, a doença é possível prevenir e tem cura. Infelizmente o grande problema para que ocorra a quebra na transmissão da sífilis é a falta de adesão do homem, que se recusa a fazer o teste ou o tratamento”, completa Silva Maués.