Um estoque de leite com fórmula especial foi disponibilizado pelo governo para atender a 56 bebês de mães infectadas com o vírus HIV no Amapá . A relação de crianças beneficiadas está em cadastro feito pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE).
Segundo a enfermeira da entidade Adriana Coimbra, os bebês selecionados não podem ser amamentados pelas mães por causa do risco de infecção. O leite possui substâncias que ajudam no processo de imunização do organismo do recém-nascido.
"Essas crianças estão expostas ao vírus HIV e por isso não podem se alimentar do leite materno. É importante frisar que elas não têm HIV, mas estão em investigação. Essa medida é tomada porque a amamentação é uma forma de contrair o vírus causador da aids", informou Adriana.
O estoque conta com dois tipos de leites: o tipo I, voltado para bebês de 0 a seis meses de vida, e o tipo II para crianças de sete meses a um ano de idade.
A enfermeira informou que o estoque deve atender às crianças até o início do segundo semestre e disse que uma nova compra do produto será feita para atender aos bebês até o fim de 2015.
As mães que estão com os filhos cadastrados devem procurar o prédio do SAE, que funciona no anexo do Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT), localizado na Rua Jovino Dinoá, Centro da capital. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, no horário de 7h às 18h.
Fonte : G1