Saúde de Aracaju divulga índices relacionados aos insumos de DST/Aids

Postado em 21/08/2014
O Programa Municipal de DST/AIDS da Saúde de Aracaju informa o quantitativo de janeiro a julho deste ano do número de preservativos e testes rápidos. Os dados foram computados para que os servidores tenham conhecimento das informações. De janeiro a julho deste ano foram distribuídos em Aracaju 1.266.042 preservativos masculinos, femininos, e gel lubrificantes. A distribuição dos insumos deste ano já ultrapassou as expectativas que, comparado ao mesmo período do ano passado, distribuiu 1.156.977 insumos.
 
Segundo a coordenadora do Programa Municipal de DST/AIDS da Saúde de Aracaju, Débora Oliveira, até julho deste ano foram distribuídas 1.116.592 camisinhas masculinas. Quanto ao preservativo feminino, o índice aponta distribuição de 37.920. O número de gel lubrificante que foi entregue ao público, neste mesmo período, chegou a 111.530.
 
Todos os anos estamos tendo um aumento na distribuição dos insumos, devido a várias campanhas que estão sendo realizadas para a população com o objetivo de informar a necessidade da prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis. Em comparação ao ano passado, nós já ultrapassamos o número de preservativos distribuídos, principalmente com a distribuição durante o Forró Caju que chegou a distribuir mais de 170 mil camisinhas e insumos, explica. 
 
A coordenadora informou ainda que até julho deste ano foram realizados 1099 testes rápidos de HIV. Já o índice para o teste de sífilis apontou que 882 pessoas realizaram este exame. Finalizando a contagem, o Programa Municipal de DST/AIDS ainda contabilizou 252 testes de hepatite B e este mesmo número para hepatite C.
 
Para quem deseja realizar os testes rápidos é só comparecer ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado no Cemar Siqueira Campos, na Rua Bahia. No CTA são oferecidos testes de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Além disso, as Unidades de Saúde também oferecem gratuitamente os testes de HIV e Sífilis para as gestantes e seus parceiros, afirma Débora Oliveira.

Fonte: www.faxaju.com.br