Saúde do homem é destaque na 3ª Semana de Saúde de Santos (SP)

Postado em 17/08/2015

 

Começa hoje (17) e vai até o dia 21 a 3ª Campanha de Saúde do Homem – Diagnóstico, Orientação e Prevenção do HIV e Sífilis. A ação é voltada aos prestadores de serviços portuários e apresentará diversas ações preventivas, assim como exames rápidos para detecção de doenças e aplicações de vacinas.
Pelo segundo ano consecutivo, haverá teste rápido de HIV realizado por fluido oral. Haverá também testagem para sífilis (teste rápido de triagem) e vacinação para Influeza (gripe), dupla adulto (tétano e difteria) e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).
Segundo o “Diário do Litoral”, os resultados serão entregues 50 minutos após realização e o atendimento feito por um técnico capacitado em atendimentos individuais. As informações dos exames são confidenciais e só o TPA terá acesso a seu resultado.
Além das testagens e exames, diversas ações de orientações serão realizadas, como entrega de preservativos masculinos e femininos, orientação sobre prevenção de dengue e zoonoses e também sobre saúde bucal (câncer de boca).
A iniciativa é promovida pela OGMO-Santos (Órgão de Gestão de Mão de Obra do Trabalho Portuário do Porto Organizado de Santos) em conjunto com a Secretária Municipal de Saúde de Santos. A 3ª Campanha de Saúde do Homem acontece no Posto de Escalação 3 – Av. Gov. Mário Covas Junior s/nº, Estuário/Santos.
Orientações
Para fazer os testes, os trabalhadores devem seguir algumas orientações. Por isso, 30 minutos antes do exame não é permitido escovar os dentes, ingerir bebida alcoólica, fumar ou inalar substâncias químicas, praticar qualquer atividade oral e, no caso das mulheres, é preciso estar sem batom.
Confira a programação:
TODOS OS DIAS:
Das 10h às 14h30 e das 16h30 às 19h:
– Testes para HIV e para Sífilis*;
– Entrega de preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante e material educativo;
*entrega de resultados das 10h30 às 15h e das 17h às 19h30.
Das 11h às 14h:
– Orientação para prevenção de dengue e outras zoonoses
– Orientação sobre saúde bocal (câncer de boca);
DIAS 17 E 19 DE AGOSTO:
Das 11h às 14h:
– Vacinação: Influenza (gripe), dupla adulto (tétano e difteria) e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);
DIAS 19, 20 E 21 DE AGOSTO:
Das 11h às 14h:
– Orientação sobre saúde bocal (câncer de boca);
Serviço
O Posto de Escalação 3 fica localizado na Av. Mário Covas s/nº esquina com canal 6. 
 

 

Fonte : Diário do Litoral