Secretaria de São Paulo faz levantamento para mapear população com hepatite C

Postado em 24/08/2015
 
A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo está fazendo um levantamento detalhado com número de pacientes com Hepatite C no Estado de São Paulo. A iniciativa busca auxiliar a pasta na formulação de políticas públicas e tratamentos para a doença. 
Segundo a Secretária o censo é inédito e uma página especial na internet foi criada para que os portadores preencham um cadastro on-line. As informações serão mantidas em sigilo e utilizadas especificamente para o levantamento.
O diagnóstico precoce da hepatite C pode prevenir problemas de saúde resultantes da infecção e ajuda a evitar uma possível transmissão do vírus, que ocorre principalmente quando há contato com o sangue contaminado.
O vírus pode provocar infecções agudas ou crônicas. No inicio, a doença é assintomática e raramente causa riscos, como ocorre nas infecções agudas; no entanto, casos crônicos podem atingir gravemente o fígado causando cirrose, câncer ou falha hepática. 
O teste para detecção da infecção pelo vírus da hepatite C é feita pelo SUS (Sistema Único de Saúde) por meio da rede básica de saúde ou serviços referenciados. Ele também é disponibilizado em campanhas especiais da Secretaria, voltadas à abordagem dos grupos de risco como usuários de drogas injetáveis, filhos de mães infectadas, parceiros de portadores do vírus, pessoas acima de 40 anos ou com tatuagens e piercings.
Ainda segundo a Secretaria desde 2000, foram notificados 68.297 casos de hepatite C no Estado, total que representa apenas 0,1% da população paulista, segundo o IBGE. Já a OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que cerca de 3% da população mundial seja portadora do vírus.