SÍFILIS : EXPOSIÇÃO COM HISTÓRIA, CIÊNCIA E ARTE NA ASSOCIAÇÃO MÉDICA FLUMINENSE

Postado em 19/10/2022

Inauguração no Dia Nacional de Combate à Sífilis, 15 de outubro

A Sociedade Brasileira de DST, a Associação Médica Fluminense, e o Setor de DST da Universidade Federal Fluminense inauguram dia 15 de outubro, uma exposição com história, ciência e arte sobre sífilis. A curadoria é do médico e professor da Universidade Federal Fluminense, Mauro Romero Leal Passos, organizador de um grupo multiprofissional que propôs, articulou, pesquisou, debateu e executou essa atividade inédita.

A exposição pretende, segundo os organizadores, lançar um desafio para toda a sociedade brasileira: reconhecer, trabalhar e reverter, os absurdos números de casos de sífilis congênita (SC), de óbitos fetais e não fetais, no Brasil, “pois estes representam um atestado de má qualidade de pré-natal. Uma negligência que não cansa de nos envergonhar. Ao mesmo tempo que é uma vergonha que não cansamos de negligenciar”.

O curador avisa: “Prepare-se. Vá com a mente aberta para conversar sobre qualquer preconceito que possa existir. Pois você vai se surpreender, como nós fomos, com os mais diversos elementos que apresentaremos”.

Esta nova versão da exposição, que já esteve no Paço Imperial, terá obras inéditas, provocantes e a possibilidade de conversas presenciais com monitores acadêmicos de medicina da Universidade Federal Fluminense (alunos da disciplina optativa de DST, alunos de iniciação científica e sobretudo, alunos da Liga Acadêmica de Infecções Sexualmente Transmissíveis da UFF) e com membros da curadoria, com a finalidade de dirimir dúvidas e externar inquietudes.

SERVIÇO:

Inauguração: 15 de outubro de 2022. (Dia Nacional de Combate à Sífilis e a Sífilis Congênita (Lei 13.430)

Sala Waldenir de Bragança, Associação Médica Fluminense. Avenida Roberto Silveira, 123, Icaraí, Niterói, RJ. Brasil. De 3ª a domingo, das 10h00 às 20h00.

Entrada Franca. Sugere-se agendamento para grupos escolares pelo telefone/WhatsApp: 21 98860-1549

Equipe da Curadoria: Tiago Petra, Zelina Caldeira, Jussara Alves. Curador: Mauro Romero Leal Passos (UFF, SBDST). Direção Artística: Eduardo Tenorio. Produção:

Tenorio Produções. Realização: Associação Médica Fluminense, Sociedade Brasileira de DST-RJ, Setor de DST da Universidade Federal Fluminense.

Apoio: Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ);
Complexo Hospitalar de Niterói (CHN); Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde de Niterói e São Gonçalo (SINDHLESTE).

Agradecimento: Departamento de Doenças de Condições Crônicas e IST e do Centro Cultural do Ministério da Saúde.

PROGRAMAÇÃO PARA O MÊS DE OUTUBRO DE 2022 15.10.2022, sábado, 18h40, interpretação da canção Dia da criação de Vinícius de Moraes, alunos da Liga Acadêmica de IST da UFF, da disciplina optativa de DST da UFF e de alunos de medicina da Universidade de Vassouras.

16.10.2022, domingo, 15h00, Cine Pipoca Debate com exibição do filme Miss Every’s Boys (Cobaias), mediadores alunos da Liga Acadêmica de IST da UFF, alunos da disciplina optativa de DST da UFF, alunos de medicina da Universidade de Vassouras e Mauro Romero Leal Passos.

22.10.2022, sábado, 17h00, interpretação do Fado Sangue Lusitano de Chico Buarque de Holanda, alunos da Liga Acadêmica de IST da UFF e alunos da optativa de DST da UFF.

23.10.2022, domingo, 15h00, Cine Pipoca Debate com exibição do filme Heleno, com Rodrigo Santoro observando a abordagem que, diagnosticando e não procedendo o devido tratamento a evolução da sífilis levar a tragédia.

29.10.2022, sábado, 17h00, leitura de texto do livro Casa Grande e Senzala de Gilberto Freyre sobre a sifilização do
Brasil, alunos da Liga Acadêmica de IST da UFF, alunos da optativa de DST da UFF e Thiago Petra.