Unaids diz que ODS representam oportunidade histórica para o mundo

Postado em 28/09/2015
 
O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), afirmou que os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) representam uma oportunidade histórica para unir o mundo para um planeta e um futuro mais sustentáveis para todos.
A nova agenda 2030 tem 17 objetivos e 169 metas que buscam desde acabar com a pobreza e a fome até pôr um fim à epidemia da aids. Segundo a Rádio ONU, o documento serve como um "mapa" para resolver os maiores desafios globais.
"Nós também somos ambiciosos, nós seguimos a linha dos novos objetivos. Sem dúvida, com o progresso que temos até o momento nós podemos acabar com a aids até 2030. Eu posso dizer pela minha experiência pessoal, eu comecei a trabalhar com a aids como médico antes de existir tratamento, no começo dos anos 80, eu não esperava que no meu tempo de vida profissional a gente pudesse estar conversando sobre o fim da epidemia da aids. Vai acontecer, mas é claro existe um desafio, principalmente nos países menos desenvolvidos e, principalmente em relação aos grupos mais vulneráveis”, disse o vice-diretor-executivo do Unaids, Luiz Loures, sobre como alcançar esse desafio à Rádio ONU. 
Loures falou também sobre a importância de incluir nesse processo as pessoas mais necessitadas: "Eu acho que a oportunidade que os novos objetivos (de desenvolvimento sustentável) nos dão é de trazer ao centro de ação os mais pobres, os mais vulneráveis, quaisquer que sejam, as comunidades mais afetadas. Se conseguirmos fazer isso alcançamos os objetivos. Mas negócio, como diríamos em inglês, Business as Usual, continuar o negócio como fizemos até agora não vai nos levar a 2030, aos objetivos que nós pretendemos."
O ODS 3 quer assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. Além de erradicar a aids, o objetivo busca acabar com outras doenças, como a malária e a tuberculose, no prazo de 15 anos.