Unaids e TV Globo lançam campanha para alertar jovens sobre prevenção e riscos do HIV

Postado em 08/09/2015

 

Um praticante de slackline se equilibra em cima da fita. Com passos cuidadosos, olhar firme e muita concentração, ele consegue ir até o final e terminar o percurso. Não é um esporte fácil, mas para quem está preparado, o desafio não é impossível. Mas o que acontece quando colocamos uma venda nos olhos desse mesmo praticante? Os passos seguros ficam vacilantes, o equilíbrio diminui e o jovem cai. Essa é a história do filme que abre a campanha ‘Viver Melhor’, parceria entre a Globo e o Unaids (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids), que tem como objetivo alertar aos jovens sobre a necessidade de se fazer o teste do HIV.
Segundo dados do Unaids, o número de pessoas infectadas com o vírus cresceu 11% entre 2005 e 2013 no Brasil. Tão preocupante quanto o crescimento está o fato de que os jovens brasileiros, entre 25 e 39 anos, estão entre a maioria dos infectados, destaca a Rede Globo.
"Essa campanha em parceria com o Unaids expressa o nosso compromisso com a mobilização social  em torno dos grandes temas da agenda nacional. Neste caso, chamando a atenção dos jovens, em especial para os riscos da infecção pelo vírus HIV", afirma Beatriz Azeredo, diretora de Responsabilidade Social da Globo.
A campanha ‘Viver Melhor’ foi lançada no programa ‘Altas Horas’, nesse sábado (5). A cantora Wanessa Camargo, embaixadora do Unaids no Brasil, apresentou o filme e abriu as discussões. “A aids não tem cara, classe e nem gênero. Ela pode pegar qualquer um de nós e está crescendo entre os jovens, pessoas como vocês”, alertou a cantora para a plateia que assistia a gravação do programa. “Por isso estamos lançando a campanha ‘Viver Melhor’, para, principalmente, informar todos vocês sobre a importância de se proteger e fazer o teste do HIV regularmente. Assim, caso dê positivo, é possível começar o tratamento o quanto antes”. O apresentador Serginho Groisman reforçou o alerta, dizendo que essa discussão é necessária para que as pessoas saibam como se preservar. 
 
 
"A campanha em parceria com a Globo chega em um momento muito importante da resposta à aids, quando a sociedade precisa se unir para acabar de vez com a epidemia ou, do contrário, deixar que ela continue aumentando" diz Georgiana Braga-Orillard, diretora do Unaids no Brasil. “Há muita inovação nos campos médicos e científicos, precisamos agora de uma nova mobilização social para reverter esse quadro e proteger os mais vulneráveis à epidemia," continuou.
Além do ‘Altas Horas’, outros programas da TV Globo estão envolvidos na mobilização. Em duas edições, o programa ‘Como Será?’ apresenta matérias e discussões sobre o tema — a primeira edição aconteceu no dia 5 e aproxima será exibida no dia 12. No primeiro deles, Sandra Annenberg recebeu o grupo ‘Rap da Saúde’, rede de adolescentes que atua como promotores da saúde, abordando temas como, HIV e doenças sexualmente transmissíveis. (Clique aqui para assitir). No dia 12 de setembro, a convidada do programa é Lucinha Araújo, mãe do cantor Cazuza, que fala sobre os 25 anos da instituição Viva Cazuza. 
Nessa segunda-feira (7), o ‘Encontro com Fátima Bernardes’ recebeu o médico Jairo Bouer, especialista em prevenção, saúde e sexualidade dos jovens (Assista aqui) e o ‘Bem Estar’ fechas as ações previstas para a campanha, no dia 14 de setembro, com um programa dedicado à discussão sobre maneiras de transmissão e prevenção contra DSTs.